Branding e Marca



Expertise de Dóris para o assunto? Sim, ela tem. Para administração de uma marca, porque branding é isso aí: administrar uma marca.

Já escreveu sobre isso, em seu blog (e tem alguns desses textos publicados no site Administradores): http://textosdedoris.blogspot.com/2010/02/marca-abrace-o-consumidor.html

E os cases a respeito? Veja:

  • Grupo Herval: Seu maior case sobre a questão

Um trabalho que levou mais de 05 anos até se efetivar. Trabalho de análise, pesquisa e “startear” a ação na cultura organizacional da empresa. Internamente, entre os gestores e a consultoria indicada por ela. Construir uma marca, e ainda reconstruí-la, é obra que envolve o maior patrimônio de uma empresa: exatamente, sua marca. Envolve acionistas. Funcionários, parceiros, clientes e todos stakeholders em torno dessa marca. Comportamentos a mudar. Dinheiro, tempo e paciência a investir. Então, na Herval, aconteceu a reestruturação de branding e gestão das marcas (reposicionamento da marca), e ainda a conquista do Top de Marcas do setor moveleiro (Top Móbile).

Parece pouco? Mas não é. Experimenta atuar com 07 das várias marcas do Grupo, respeitando a identidade de cada uma delas.... e atuar com um grupo de empresas, aliando marcas de serviços, varejo e industrias, todas com o mesmo nome... gerando o conceito de marca mãe, o conceito de GRUPO: é um trabalho que MARCA.

  • Grupo Rainha das Noivas: Pouco tempo, mas uma mudança decisiva

O que é um decodificador? É a expressão que identifica a razão de ser de uma marca. Está junto ao nome, e compõe o logotipo. O que foi feito? Criação e fortalecimento do conceito de “moda casa” (no decodificador, inclusive), visando modificar a visão e o core business da empresa.

  • Gboex Previdência Privada: Ações de um ano que renderam o Top Of Mind

Um prêmio merecido por mudanças oriundas de necessidades geradas pelo departamento de marketing, trazendo uma linha mais leve e jovem de comunicação, sem desrespeitar o estilo mais sério que o produto necessita.

  • Padron Cartões de Crédito: Valorização de marca no BtoB

Nos anos anteriores a 2000, criar um manual de identidade de marca (chamado contemporaneamente de MIV = Manual Identidade Visual), fazendo com que a empresa o respeitasse em todo Brasil, foi arrojado e desafiador. Mas se conseguiu o feito, e todos os representantes, por todo o Brasil, aplicaram o tal do manual. Sem diminuir as vendas, ao contrário: aumentá-las.

Na verdade, faz parte do DNA DE DÓRIS, e corre nas veias dessa profissional, o item MARCA.

Formação especifica? Sim, o PRIMEIRO CURSO DE BRANDING da Espm/Poa, em 2006. E ainda, sua participação: Workshop Branday (Advb), Curso Intensivo de Branding (Espm) e Seminário Internacional O Valor das Marcas (Revista Amanhã e Interbrand).


Quer me achar? Manda email para do_hess@yahoo.com.br. Acredite na minha marca. Quero fazer ações prá tornar sua marca, cada vez mais marcante.